quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

IRÃ AMEAÇA IMPOR CONDIÇÕES PARA VENDA DE PETRÓLEO À UE

O governo iraniano pediu aos demais membros da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep), que não compensem sua cota diante de uma possível suspensão das vendas.




O Irã ameaçou impor nesta quarta-feira novas condições para venda de petróleo aos países europeus, decisão que criou grande confusão política e aumento dos preços do produto no mercado internacional.

A rede de televisão iraniana "PressTV" divulgou que no começo da manhã o Ministério de Relações Exteriores do país convocou os embaixadores da União Europeia em Teerã para comunicar a suspensão da venda de petróleo.
Minutos depois, o canal estatal "IRIB" informou que a reunião tinha como objetivo informar os diplomatas que "Irã vai reconsiderar se segue comercializando o produto".

No fim do encontro, o embaixador da Espanha no país árabe, Pedro Villena, esclareceu à Agência Efe que na reunião foram discutidas as sanções impostas pela UE à Teerã, entre elas o embargo às importações de petróleo, mas que em nenhum momento foi comunicado a interrupção das exportações iranianas.

Embora ainda não tenha anunciado de forma oficial quais seriam os novos requisitos para a venda de petróleo, especula-se que o regime dos aiatolás quer receber antecipadamente pela venda do produto aos países europeus.
A medida afeta particularmente Grécia, Espanha e Itália, que compram do Irã entre 13% e 14% do petróleo que consomem, e em menor medida França (4%), Alemanha e Reino Unido, ambos com 1%.

As agências de notícias iranianas "Irna" e "Mehr" informaram que o diretor-geral para a Europa Ocidental do Ministério das Relações Exteriores do país, Hassan Tayik, convocou os embaixadores da Espanha, Itália, França, Portugal, Holanda e Grécia.
Fonte: Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário