domingo, 6 de novembro de 2011

DEBULHADORA DE FEIJÃO VERDE É CRIADA NO CEARÁ

DOIS IRMÃOS DE CANINDÉ DESENVOLVERAM A MÁQUINA




Monsenhor Tabosa. Uma máquina de debulhar feijão verde é a mais nova criação dos irmãos Francisco Estevão Gomes de Sousa e João Batista Gomes de Sousa, residentes no Município de Canindé, cidade que fica localizada no Sertão Central a 126 quilômetros de Fortaleza. O destaque tecnológico foi apresentado na Feira da Agricultura Familiar, realizada na cidade de Monsenhor Tabosa.

É uma máquina debulhadora de feijão verde elétrica, desenvolvida por meio de um sistema de peças usadas e feita com material reciclável e é capaz de beneficiar 30 quilos de vagem em dois minutos. Isso corresponde ao trabalho de 26 agricultoras durante um dia inteiro de trabalho.
  
Características
O equipamento, com 60 quilos de estrutura de madeira, alumínio, aço inox, redutor de velocidade (jacaré), rolamentos de carro, canelas de moto e motores usados. O consumo é de apenas dois watts de energia elétrica por hora, conta com dois motores de seis cavalos de força e irá ajudar principalmente os pequenos produtores, reunidos em associações e cooperativas. Com isso, será possível liberar mão de obra para a lida no campo, elevando, dessa forma, a produtividade.

Francisco Estevão Gomes de Sousa, um dos idealizadores do protótipo, disse que a obra custou R$ 2 mil e é a primeira do gênero no Estado do Ceará, fabricada por agricultores familiares, explica.

"Além de dinamizar o trabalho, hoje feito manualmente, a máquina propicia uma maior higiene ao produto, agregando-lhe valor de mercado", contou.

Atualmente, os dois irmãos trabalham em uma área de 20 hectares plantados de feijão de corda, o mais comum na região, na localidade de Pé da Serra do Bonito, a 30 quilômetros da sede. "A ideia surgiu devido à grande dificuldade que encontramos para conseguir mão de obra local. Muita gente não quer mais trabalhar no campo e a nossa produção cresceu e foi necessário encontrar meios de garantir o produto de entrega dentro do prazo estabelecido pelo cliente, que é a Secretaria de Educação de Canindé, que utiliza o alimento na merenda escolar", frisa João Batista Gomes dos Santos. Um quilo de feijão verde chega à mesa das crianças do Ensino Fundamental e Centro de Educação Infantil a preço de R$ 4,50 o quilo.(Leia mais...)
Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário