segunda-feira, 5 de março de 2012

LANÇAMENTO: "DOCUMENTO PARA A HISTÓRIA COLONIAL

ESPECIALMENTE A INDÍGENA NO CEARÁ




O Professor Francisco Pinheiro, historiador, doutor em História Social pela Universidade Federal de Pernambuco e atual Secretário da Cultura do Estado, reconhecidamente um dos maiores pesquisadores e fomentadores de estudos na temática indígena no âmbito acadêmico, lançará no dia 7 de março, às 19h, no Auditório da Reitoria da Universidade Federal do Ceará/UFC, "Documentos Para a História Colonial, Especialmente a Indígena no Ceará (1690-1825)".
A obra, publicada pela Fundação Ana Lima, é resultado de um extenso trabalho de pesquisa e análise investigativa da documentação, a maioria inédita e manuscrita, do Conselho Ultramarino e do Arquivo Público do Estado do Ceará. De acordo com o autor, o primeiro conjunto de documentos, que viabilizou o avanço da pesquisa, resultou de um esforço do governo brasileiro para garantir o acesso aos documentos depositados e sob guarda do Conselho Ultramarino: "Essa é uma documentação riquíssima, onde está preservada uma massa documental importante sobre o período colonial brasileiro", disse Francisco Pinheiro. Na guarda do Conselho Ultramarino, documentação sobre a Capitania do Ceará, período compreendido entre 1618 a 1825, versando sobre temas administrativos (prioridade da pesquisa), modo de vida, relatos de governadores (capitães-mores), de missionários etc. O Arquivo Público do Estado do Ceará traz um segundo conjunto documental que compõe a obra de Pinheiro.

O livro é composto por sete capítulos enriquecidos de transcrição de documentação raríssima, antecedida por uma apresentação sintética do Prof. Pinheiro. O esforço do pesquisador, além de analisar cada item do acervo apresentado, foi de articular a relação entre eles, de forma que, algumas vezes, é possível o leitor/pesquisador acompanhar todo o trâmite que envolve determinado processo na época em que este foi gerado, além de se perceber o debate entre os interesses do espaço colonial e as determinações da Metrópole.

"Documentos Para a História Colonial, Especialmente a Indígena no Ceará (1690-1825)" será, certamente, obra de referência para os futuros pesquisadores, relevante serviço à cultura e à historiografia, em última análise, cearenses.
Fonte: Secult CE

Nenhum comentário:

Postar um comentário