sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

ECONOMIA: RECLAMAÇÕES CRESCERAM 60% NO PRIMEIRO SEMESTRE DESTE ANO

A MAIOR PARTE DAS RECLAMAÇÕES SÃO REFERENTES A DANOS A APARELHOS




A quantidade de reclamações contra a Companhia Energética do Ceará (Coelce), junto à Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Estado do Ceará (Arce), cresceu 60%, no primeiro semestre deste ano, em relação ao mesmo período do ano passado. Segundo a ouvidora-chefe da Arce, Daniela Cambraia, de janeiro a junho de 2011, foram registradas 812 reclamações de serviço de energia, no Estado, contra 511, nos seis primeiros meses de 2010.

Dentre as reclamações contra a Coelce – que desde a criação da agência, em 2009, lidera o ranking de reclamações da Arce -, a maior parte é referente à solicitação de ressarcimento por danos em aparelhos elétricos, em decorrência de oscilações de energia. “Acreditamos que esse aumento, até por conta da quantidade de reclamações por danos em aparelhos, talvez tenha relação com os problemas de energia registrados, no Nordeste, devido às calamidades climáticas ocorridas em e janeiro passados”, pondera.

No primeiro semestre deste ano, do total de reclamações, 435 foram julgadas procedentes, 263 improcedentes e 114 classificadas como outros (procedente em parte ou apenas consultas).

“Antes de procurar a Arce, o consumidor precisa, primeiramente, buscar uma solução do problema junto à concessionária. Somente se não houver acordo, nem solução no prazo estabelecido, é que se procura a agência reguladora, com o número do protocolo e faz a reclamação”, explica Daniela.

Comissão

Para o deputado federal Chico Lopes (PCdoB-CE), integrante da Comissão de Defesa do Consumidor, da Câmara dos Deputados, as reclamações relativas ao fornecimento de energia elétrica são um problema que não se restringe apenas ao Ceará. (Leia mais aqui...)
Com informações do Jornal O Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário