quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

GEL RECONSTROI MAMA APÓS RETIRADA DE TUMOR

CIRURGIÕES ELABORAM TÉCNICA PIONEIRA NA RECONSTRUÇÃO MAMÁRIA


Barcelona - Pesquisadores espanhóis desenvolveram um gel capaz de restituir o volume da mama após a retirada de um tumor, sem a necessidade de reconstrução mamária ou colocação de próteses. A técnica pioneira foi desenvolvida no Hospital Germans Trias i Pujol, em Barcelona. O método permite conservar o formato do seio da paciente e já foi testado em 50 mulheres.

O gel é feito a partir de plaquetas do sangue e tem consistência similar à da mama. A substância restitui o volume e regenera paulatinamente as fibras de colágeno da mama. De acordo com os cientistas, uma das vantagens do método é não haver risco de rejeição — mesmo que as plaquetas não sejam da própria paciente, e sim de um doador. Além disso, o gel contêm fatores de crescimento e imunomoduladores que aceleram a reparação e regeneração do tecido.

Segundo os pesquisadores, a substância deve ser aplicada durante a cirurgia de extração do tumor. Até agora, a reconstrução da mama é feita somente após o ato cirúrgico e os resultados nem sempre são satisfatórios. 
Fonte: O Dia Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário